Consulte abaixo o Plano de Ensino das Disciplinas do Ensino Fundamental II ( 5ª a 8ª série) para o 2º semestre de 2013.
CONTEÚDOS
1°
ANO-CICLO II (5ªsérie)
GEOGRAFIA
– Profª Rosana Ricoy
3º
Bimestre
RELEVO
E HIDROGRAFIA
- As principais formas de relevo terrestre.
- As formas de relevo;
- Processos de formação e transformação do relevo;
- Os rios e as bacias hidrográficas do Brasil;
- A importância dos rios;
- Como se produz energia hidrelétrica;
CLIMA
E VEGETAÇÃO
- O clima ; tempo e clima;
- Os tipos de clim;
- As grandes paisagens vegetais da terra;
- Os tipos de paisagens vegetal;
- Problemas ambientais;
- Hot Spot: o pronto socorro ambiental.
4º
Bimestre
CAMPO
E CIDADE
- O espaço rural e suas paisagens;
- Problemas ambientais no campo;
- O espaço urbano e suas paisagens;
- Os principais problemas urbanos;
- Transportes urbanos;
- Agua e esgoto;
- Lixo urbano;
EXTRATIVISMO
E AGROPECUÁRIA
- · Recursos naturais e recursos econômicos;
- · O extrativismo;
- · A agricultura;
- · A produção agrícola mundial;
- · A pecuária.
INDÚSTRIA
E COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
- · Do artesanato ao robô;
- · Tipos de indústrias ;
- · O comércio;
- · A prestação de serviços.
CIÊNCIAS
Profª
Luciane - 5ªA e B
Profª
Irani Alves - 5ªC
3º
Bimestre
- · Atmosfera
- · Pressão Atmosférica
- · Camadas da atmosfera
- · Principais gases presentes no ar
- · O ar e os seres vivos
4º
Bimestre
- · Astronomia
- · Sistema solar
- · Movimentos da Terra
- · Fases da lua
LÍNGUA
PORTUGUESA
Prof
Claudiano Soares – 5ª A, B e C
3º
Bimestre
- · Substantivos;
- · Classificação dos adjetivos;
- · Artigos;
- · O uso de enciclopédias e dicionários;
- · Palavras parecidas;
- · Entrevista (caderno de apoio).
4º
Bimestre
- · Flexão de gênero e número dos substantivos e adjetivos;
- · Numerais;
- · Pronomes;
- · Fonemas;
- · Cartas e outras correspondências;
- · Biografia.
INGLÊS
Profª
Francine – 5ªA e B
3º Bimestre
- · Animais,
- · Adjetivos,
- · Verbo To Be (forma afirmativa, negativa e interrogativa),
- · Gênero Capa de Livro,
- · Gênero Capa de Revista,
- · Nacionalidades,
- · Cômodos da Casa
- · Verbetes.
4º Bimestre
- · Continuação do Verbo To Be (Forma Afirmativa, Negativa e Interrogativa),
- · Gênero Receita,
- · Gênero Contos Fantásticos /Maravilhosos,
- · Verbos de Ações,
- · Preposições,
- · Direções e Leitura de Livros do Acervo Escolar.
Profª
Fernanda – 5ªC
3 º
Bimestre
- · Tempo Verbal Presente Simples,
- · Verbos de Ações,
- · Vocabulários,
- · Animais,
- · Dias da semana,
- · Membros da Família
- · Cores.
4º Bimestre
- · Continuação do Tempo Verbal Presente Simples,
- · Gênero Receita,
- · Gênero Contos Fantásticos /Maravilhosos,
- · Preposições,
- · Direções;
- · Preparação do livro (para a Festa do Livro) .
ARTES
– Profª Maria Lúcia Costa
- Ponto gráfico
- Pontilhismo – Neo Impressionismo
- A linha - horizontal, vertical e inclinada
- Composição com linhas
- Composição com tiras-colagem
- Linhas retas e paralelas com instrumentos. Uso das réguas e esquadros
- Linha simples- Curva – uso do compasso- traçar arco de circunferência –composição
- História em quadrinhos
- Material de pintura- giz de cera, transparência, opacidade, sobreposição e difusividade
- Aplicação lápis de cera – A cor
- Cores quentes com giz de cera, cores frias com giz de cera
- Textura
- Grafitismo – textura gráfica
- Caricatura
- Ampliação e Redução
MATEMÁTICA
– Prof. Edlson Viana
EDUCAÇÃO
FÍSICA
Prof.
Luís Santos – 5ª A
Prof.
Everton Irias – 5ª B e C
HISTÓRIA
Prof.
José Ariosto
SALA
DE LEITURA – Profª Adriana
SALA
DE INFORMÁTICA – Profª Heloisa Ribeiro
- · Gêneros textuais nas esferas de circulação escolar (biografia e relato histórico), (contos).
- · Produção de slides como forma de organizar informações (powerpoint).
- · Folhetos informativos (Folder)
- · Pesquisa e seleção de informações na internet.
- · Produção textual em editores de texto e publicação na web.
- ******************************************************************************************************
- CONTEÚDOS2° ANO-CICLO II (6ªsérie)GEOGRAFIA – Prof. Cleber Peixoto3° Bimestre· Regiões brasileiras:Região Nordeste – aspectos físicos, econômicos, populacionais e culturais;Região sudeste - aspectos físicos, econômicos, populacionais e culturais.4° Bimestre· Regiões brasileiras:- Região Sul - aspectos físicos, econômicos, populacionais e culturais;- Região Centro – Oeste - aspectos físicos, econômicos, populacionais e culturais.MATEMÁTICA – Prof. Edlson Viana– 6ªAProf. Leonardo Neman– 6ªB3º Bimestre
- Potências;
- Área do quadrado
- Volume do cubo
- Padrões, sequências e fórmulas;
- Introdução ao raciocínio algébrico-;
4º Bimestre- Cálculo aproximado da raiz quadrada de um número natural;
- Noções de razão, proporcionalidade e porcentagem;
- Triângulos (visão angular);
- Bloco retangular (volume) e sua relação com o cubo;
- Noções de Estatística (tabelas e gráficos).
MATEMÁTICA – Prof. Paulo Rogério – 6ªC3º Bimestre- Caderno de apoio;
- Atividades com xadrez;
- Operações com frações;
- Números Inteiros;
4º Bimestre- Caderno de apoio;
- Atividades com xadrez;
- Figuras Geométricas;
- Números Racionais;
CIÊNCIAS – Profª Irani Alves3ºBimestre- -Plantas
- - Diversidade dos fungos e da vida microscópica
- - Reprodução
4º Bimestre- - Meio Ambiente
- - Biomas
EDUCAÇÃO FÍSICA – Prof. Jorge Júnior3º Bimestre- - Socialização e vivência dos jogos de queimada entre turmas (início no 2ºbim);
- - Registro e Avaliação do estudo de jogos de queimada;
- - Mapeamento dos saberes da luta Muay Thai;
- - Vivência dos golpes e da luta;
- - Leitura de textos e vídeos sobre o Muay Thai; entrevista com Prof. Eduardo;
- - Registro e Avaliação do estudo de Muay Thai;
4º Bimestre- - Mapeamento dos saberes do Futebol/Futsal;
- - Vivência dos fundamentos do jogo (passe, chute, drible etc);
- - Vivência dos jogos de futebol/futsal;
- - Leitura e discussão coletiva sobre assuntos relacionados ao Futebol;
LÍNGUA PORTUGUESA – Profª Luzia Bachiega3º Bimestre- Leitura e interpretação de textos
- Classes gramaticais: Adjetivos
- Interjeição
- Preposição
- Pronome
- Descrição textual: espaço e personagens
- Exercícios de Ortografia
- 1 aula por semana : Caderno de apoio
- 1 aula por semana: Leitura compartilhada (Uma história de futebol )
- Mostra Cultural ( Atividades sala de aula – Estudo de Mangá :Reino dos personagens japoneses)
4º Bimestre- Leitura e interpretação de textos
- Contos de terror
- Classe gramatical: Verbos
- Exercícios de Ortografia
- 1 aula por semana : Caderno de Apoio
- 1 aula por semana: Leitura compartilhada ( Uma história de futebol )
- Mostra Cultural ( Atividades sala de aula – Estudo de Mangá: Reino dos personagens japoneses)
INGLÊS – Prof. Marcos Vacari3° BimestreTemática - Histórico da projeção de tela para invenção do cinema, com textos em inglês, para leitura, tradução e compreensão dos mesmos.- - Trabalho com a unidade 5 do livro didático (Do you like cartoons?), tematizando a TV, seus tipos, programas e o “gostar” (to like) ou “não gostar” (don’t like) do telespectador.
- - Exibição do filme “A Invenção de Hugo Cabret” (Hugo), contextualizando a origem do cinema.
4° BimestreTemática – Trabalho com a unidade 6 do livro didático (I hate mustard), página 55, tematizando comidas, em particular o “fast food”.- - Trabalho com a unidade 13 do livro didático (We need some cheese), página 119, tematizando o Halloween (Dia das Bruxas).
- - Trabalho com a unidade 14 do livro didático (What kind of music do you like?), página 127, tematizando a música e seus gêneros.
ARTES – Profª Rosângela Gutierrez3º Bimestre- Linha;
- Abstrato e Figurativo;
- O plano e as formas;
- Recorte e Colagem;
- Cores:
o Primária e Secundárias;o Quente e Frias;o Monocromia e Policromia.o Composição;4º Bimestre- Luz e sombra;
- História em Quadrinhos;
- Arte Tridimensional;
- Impressionismo.
HISTÓRIAProfª AlessandraSALA DE LEITURA – Profª Suelene Gomes- Histórias em quadrinhos;
- Crônicas diversa;
- Resenhas de livros;
- Contos diversos.
SALA DE INFORMÁTICA – Prof. Wellington de AssisSetembro e Outubro- Mostra Cultural (Cultura Oriental)
- Projeto “Minha escola é Sustentável”
Novembro e Dezembro- Projeto “Meu Bairro, Minha História”
- Projeto “Minha Escola é Sustentável”
- ***********************************************************************************************
3°
ANO-CICLO II (7ªsérie)
GEOGRAFIA
– Prof. Cleber Peixoto
3° Bimestre
- · O desenvolvimento dos setores primários e secundários.
- · O crescimento do setor terciário.
4° Bimestre
- · As revoluções industriais.
- · Impactos na sociedade e na natureza.
- · Urbanização e industrialização nas Américas.
- · Rede urbana e problemas sociais no continente americano.
MATEMÁTICA
– Prof. Paulo Rogério –
3° Bimestre
- Caderno de apoio;
- Atividades com xadrez;
- Produtos Notáveis;
- Equação;
4° Bimestre
- Caderno de apoio;
- Atividades com xadrez;
- Equação (continuação)
- Figuras Geométricas;
- Sistemas de Equação.
EDUCAÇÃO FÍSICA – Prof. Luis Santos
3º
Bimestre
Tema:
Dança de Rua
Conteúdos
- · Vivência dos passos de Breakdance;
- · Leitura de textos sobre o Hip-hop com registro sobre a leitura (construção de novo exto a partir do entendimento das crianças);
- · Produção de letra de RAP e registro do estudo (avaliação).
Tema:
Esportes Radicais (Skate e Patins)
Conteúdos
- · Mapeamento dos saberes das crianças com imagens de skate e patins;
- · Organização das vivências;
- · Vivências do skate e patins;
- · Leitura de vídeos que ensinavam a andar de skate e patins;
- · Conversa com aluno/a representantes da prática corporal cultural (Jean-skate/Rebeca – Patins);
- · Vivência do skate e do patins;
- · Organização de pesquisas sobre o skate e o patins – partes, tipos, modalidades, roupas.
- · Registro do estudo (avaliação).
- · Conversa e organização de vivência do vídeo game, utilizando jogos de skate e patins discussão sobre como o/a skatista e o/a patinador/a é representado.
4º
Bimestre - Registro final do estudo dos Esportes
Radicais;
Tema:
Esporte ou Luta
- · Conversa sobre o próximo tema de estudo (discussão com as crianças para definir sobre Esporte ou Luta).
CIÊNCIAS
Profª
Sílvia - 7ªA e B
- · Sistema Excretor
- · Órgãos dos sentidos
- · Sistema Nervoso Central
- · Sistema circulatório ( tipos sanguíneos e fator Rh)
- · Sistema Reprodutor masculino e feminino
- · Gravidez
- · DSTs e AIDS
- · Prevenção de gravidez e DSTs
Profª
Irani Alves - 7ªC e D
3º
Bimestre
- · Sistema Nervoso
- · Drogas lícitas e ilícitas
- · Os sentidos
4º
Bimestre
- · Reprodução humana / Sistema reprodutor masculino e feminino
- · Gravidez e prevenção
- · Planejamento familiar
- · Doenças Sexualmente transmissíveis
LÍNGUA
PORTUGUESA –
Profª
Luzia Bachiega - 7ªA, B
Prof
Claudiano Soares - 7ªC, D
3º
Bimestre
- · Conotação e denotação;
- · O uso do imperativo na linguagem publicitária;
- · Diferenças entre publicidade e propaganda;
- · Notícia;
- · Frase, oração e período;
- · Período simples e período composto.
4º
Bimestre
- · Período composto por coordenação;
- · Período composto por subordinação;
- · Grau de substantivos e adjetivos;
- · Locução verbal;
- · Continuação de notícias/reportagem;
- · Crônica.
ARTES
– Profª Rosângela Gutierrez
3º Bimestre
- · A representação do Corpo Humano;
- · A beleza;
- · Retrato (Construção de um rosto);
- · Corpo em Movimento;
- · Pintura Corporal;
- · Arte Abstrata.
4º Bimestre
- · Sonho e imaginação;
- · Surrealismo;
- · Optical Arte;
- · Expressionismo;
- · Arte Pop.
INGLÊS – Prof. Marcos Vacari
3°
Bimestre
- Temática - Histórico da projeção de tela para invenção do cinema, com textos em inglês, para leitura, tradução e compreensão dos mesmos.
- - Tradução e compreensão de “resenhas”, relembrando o gênero biografia nas informações sobre personagens históricos para o cinema e a literatura, tais como Charles Chaplin e Ziraldo.
- - Explicação e atividade sobre os variados tipos de filmes e seus respectivos vocabulários.- Exibição dos filmes “A Invenção de Hugo Cabret” (Hugo), contextualizando nesse longa a origem da arte cinematográfica e seus personagens e “The Kid”, mostrando a arte e a magia do cinema mudo de Charles Chaplin.
Temática – Trabalho com a
unidade 4 do livro didático (How much ric would you lik?), página 43,
tematizando alimentação e saúde, envolvido com o gênero “artigo”.
- Texto sobre o Halloween,
para tradução e compreensão.
- Trabalho com textos
apresentando o gênero “entrevista” (em inglês), com
tradução e compreensão textual.
- Trabalho com histórias em
quadrinhos (HQs) em inglês, com tradução e compreensão textual.
- Observação: Na 7ª Série B será trabalhado um projeto sobre a
cultura boliviana e sua influência na cidade de São Paulo, com música, dança,
aspectos linguísticos, documentários, dentre outras fontes culturais, para
aproveitamento na Mostra Cultural 2013.
HISTÓRIA - Profª Alessandra
SALA
DE LEITURA – Profª Suelene Gomes
Leitura compartilhada de crônicas diversas;
Leitura compartilhada de poemas;
SALA
DE INFORMÁTICA – Prof. Wellington de Assis
Setembro
e Outubro
Mostra Cultural (Cultura Italiana e
Boliviana)
Projeto “Minha escola é Sustentável”
Novembro
e Dezembro
Projeto “Meu Bairro, Minha História
Projeto “Minha Escola é Sustentável”
************************************************************************************************************CONTEÚDOS
4°
ANO-CICLO II (8ªsérie)
GEOGRAFIA - Profª Rosana Ricoy
3º
bimestre
A
Europa no contexto Mundial
Europa no mundo;
Europa no mundo;
- Mapas politico e físico;
- População , diversidade, culturais e linguísticas; Conflitos
- Paisagens naturais (clima , vegetação, relevo e hidrografia) e os problemas ambientais;
- Crise econômica atual;
Uma
expedição pela África
- Mapas físico e político;
- Paisagens naturais(clima, vegetação,relevo, hidrografia) , problemas ambientais;
- Processo de ocupação e exploração dos povos do continente;
- Um continente de conflitos (políticos, territoriais e religiosos);
- Economia dos países Africanos;
- População , sociedade e a diversidade cultural.
São
Paulo e a migração árabe
- Apresentação da cidade e do país de onde vieram os imigrantes árabes;Reportagens , imagens , cultura , curiosidades, culinária dos povos arábes na cidade de SP;Imagens , músicas estilos e influências na cidade de SP;
4º
BIMESTRE
Ásia
um continente dividido em Oriente Médio, India ex- URSS, China e Tigres
Asiáticos e Japão.
- População , cultura e Sociedade;
Conflitos(religiosos,
culturais,territoriais, econômicos e políticos);
Econômia e os blocos
econômicos;
Paisagens naturais (clima ,
Vegetação, relevo, hidrografia e os problema ambientais).
OCEANIA
- População , cultura, e sociedade nas diversas ilhas existentes na polinésia e micronésia;Economia;Questões ambientais(climavegetação, relevo,hidrografia e os problemas ambientais).
MATEMÁTICA
– Prof. Leonardo Neuman
3ºBimestre
- Cálculo com aproximação centesimal da raiz quadrada de um número natural;Determinação de algumas medidas (diagonal, área e volume) no quadrado e no cubo;Porcentagem e juro simples;Sistemas de equações lineares.
4º
Bimestre
- Variação de grandezas e gráficos relacionados;Semelhança de triângulos;Circunferência (perímetro e diâmetro);Noções de probabilidade.
EDUCAÇÃO
FÍSICA
Prof.
Jorge Júnior
3º Bimestre
- Mapeamento dos saberes do futsal;Vivência do jogo de futsal;Leitura e discussão coletiva sobre esquemas táticos do futebol e futsal;Registro e avaliação sobre o estudo de futsal;
4º Bimestre
- Mapeamento dos saberes de Esporte a ser decidido junto às turmas;Vivência do jogo e dos fundamentos;Leitura sobre assuntos relacionados ao esporte a ser tematizado;Registro e avaliação sobre o estudo;
CIÊNCIAS
- Profª . Sílvia
- Física: Introdução e definição
- Pré-sal
- Movimento e repouso
- Queda livre
- Força da Gravidade
- Isaac Newton: as leis de Newton
- Força de atrito
- Energia – tipos de energia
- Máquinas simples
- Termologia
- Eletricidade
- Magnetismo
- Ondas sonoras
- Espelhos
LÍNGUA
PORTUGUESA - Profª Andreia
HISTÓRIA
– Profª José Ariosto
ARTES
– Profª Rosângela Gutierrez
3º Bimestre
·
Publicidade;
·
O
mundo e a arte (negócios);
·
Slogan,
Logotipo;
·
Propaganda;
·
O
consumidor quer o que não sabe;
·
Mostra
Cultural:
·
Romero
Britto e a Publicidade; Mosaico.
4º Bimestre
Mostra
Cultural:
·
Romero
Britto e a Publicidade;
·
Mosaico;
·
Ensaio
de Dança (Hip Hop);
·
Charge;
·
O
Homem e seu Abrigo;
·
Arte
e Urbanismo;
·
Patrimônio
Cultural;
·
Museus
/ Instalação.
INGLÊS
– Prof. Marcos
3°
Bimestre
Temática
- Histórico da projeção de tela para invenção e desenvolvimento do cinema, com
textos em inglês, para leitura, tradução e compreensão dos mesmos.
- Tradução e compreensão dos textos do gênero “resenhas” sobre os filmes “The Kid”, de Charles Chaplin e “Menino Maluquinho”, homônimo da obra literária escrita por Ziraldo.
- Explicação e atividade sobre os variados tipos (gêneros) de filmes e seus respectivos vocabulários.
- - Exibição dos filmes “A Invenção de Hugo Cabret” (Hugo), contextualizando nesse longa a origem da arte cinematográfica e seus personagens históricos e “The Kid”, mostrando a arte e a magia do cinema mudo de Charles Chaplin.
- - Produção de “resenha” em português para posterior escrita em inglês.
- 4°
BimestreTemática – Textos e atividades referentes ao objeto jornal, com os gêneros “página inicial”, “notícia” e “propaganda”.SALA DE LEITURA – Profª Suelene Gomes
- Leitura compartilhada de crônicas produção do calendário 2014.
- Leitura compartilhada de contos;
- Leitura compartilhada de textos teatrais;
-
SALA DE INFORMÁTICA – Profª Wellington de AssisSetembro e Outubro
- Crimes na InternetProjeto “Minha Escola é Sustentável”
- Mostra Cultural (Cultura Árabe e Judaica)
Novembro e Dezembro - Projeto “Meu Bairro, Minha História”
- Obs.: Os responsáveis poderão acompanhar as atividades pelo Edmodo. Todos os alunos possuem login e senha
Nenhum comentário:
Postar um comentário